Aonde foi parar a sua coragem

Max Lucado em um dos seus livros faz uma pergunta intrigante: “Você precisa um pouco de coragem?” Você está recuando mais do que ficando firme diante das dificuldades? Se for assim, permita que o Mestre o conduza à montanha.”

Eu não sei de qual montanha ele pretende falar. Mas o mestre é Jesus Cristo e todas as vezes que ele subiu ao monte foi para orar. Posso afirmar que isso é recorrente no ministério de Jesus a partir dos Evangelhos e todos nós sabemos disso.

Sobre coragem, existem histórias boas e histórias tristes. Mas, “história” sempre é uma verdade. Vou relatar a seguir uma história que tem um pouco de cada – ela é boa e triste ao mesmo tempo.

Paul era um fotógrafo estadunidense, bem sucedido e corajoso. Em 1980, em uma noite fria de fevereiro, com 27 anos, no auge da vida, caminhava em Manhattan quando viu dois assaltantes roubando um rapaz. Ele estava sozinho e não podia fazer nada, mas decidiu, corajosamente, intervir. Quando aproximou-se a vítima correu em busca da polícia e ele ficou sozinho com os assaltantes, levou um tiro e morreu no local.

A cidade de Nova Iorque concedeu-lhe uma medalha póstuma de heroísmo. O prefeito fez um discurso no sepultamento e disse: “Ninguém estava observando Paul Keating na rua naquela noite. Ninguém o obrigou a enfrentar aquele problema. Só o fez por causa daquilo que era” – Corajoso!

Um dia Deus enviou Jesus Cristo ao mundo para nos salvar.

A Bíblia afirma que foi por um ato de amor: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3.16-17).

Jesus Cristo é Deus. Para Deus não se aplica conceitos humanos como coragem, fé, alegria, etc. Quando fazemos isso, na verdade estamos utilizando uma linguagem humana para tentar compreender algumas ações dele – de Deus. Então chamamos isso de antropomorfismo.

Então, fazendo uso de uma linguagem antropomórfica ouso dizer que Jesus Cristo, quando veio ao mundo para nos salvar, veio num ato de extrema coragem. Jesus Cristo é corajoso!

Por conta do coração de Jesus ele não hesitou vir ao mundo para salvar pessoas que estavam bem distantes dele. Nós éramos para Jesus pessoas estranhas. Não queríamos saber dele. Mas, ele nos viu em uma noite escura sendo roubados pelo diabo e lutou para nos salvar. 

Os rapazes que roubavam aquele homem em uma noite escura em Nova Iorque eram pessoas comuns, mas violentas. Paul agiu como um libertador, um salvador, ele teve compaixão do homem que estava sofrendo. Assim é Jesus para conosco. 

Observem que Deus enviou Jesus Cristo ao mundo não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. O mundo, no Evangelho de João, são as pessoas: homens, mulheres e crianças. Perdidos em uma noite escura sem Deus, sem Jesus, sem paz, sem amor. Mas, o amor de Deus superabundou onde havia total escassez de amor.

Um ato de coragem e amor! Jesus morrer daquela forma pelo outro. Por mim e por você.

Começamos a nosso meditação com as perguntas de Max Lucado: “aonde foi parar a sua coragem?” Vimos com o exemplo de Paul que precisamos ser corajosos para enfrentar a vida, pois o tempo todo somos convocados a ajudar a alguém que está em perigo.

Vimos com o exemplo de Jesus Cristo que é pelo estranho que precisamos exercitar a coragem, coragem salvadora. Mas, aonde anda a sua coragem?

O apóstolo Paulo, pareceu fraquejar, quando, de repente afirmou: “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13b). Os versículos que antecedem essa afirmação paulina mostram um quadro de dificuldades extremas pelas quais o apóstolo estava passando – desanimador. Mas, ele cria coragem e afirma – é Jesus quem me fortalece.

Noutra passagem dos evangelhos é Jesus quem afirma: “…sem mim vocês não podem fazer nada.” (João 15.5b). Jesus estava ensinando aos discípulos uma verdade espiritual a partir do exemplo da videira (parreira de uva). Os galhos dependem do tronco. Nós dependemos dele, de Jesus. Sem ele nada poderemos fazer.

Lembrem-se: se faltar coragem é Jesus Cristo quem nos fortalece e sem ele nada poderemos fazer.


Prof. Levi Silvestre

Deixe uma resposta